quinta-feira, 21 de abril de 2011

Modelo burocrático de organização.

Olá marketeiros e amigos, vamos a uma pequena introdução sobre Modelo Burocrático de Organização. Retirei informações de um livro, no fim da postagem você verá o nome dele.
Mas porque falar de burocracia em um blog de marketing? Bem hoje as pessoas tem vários conceitos e ideias do que seja Burocracia. Venho aqui lhes mostrar o conceito organizacinal, visto e vivido por muitas pessoas dentro das empresas e organizações.


Introdução:
A saber, houveram críticas a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, pois estas demonstraram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente que servisse de orientação para o administrador. Max Weber, foi um economista e sociólogo, a inspiração para essa nova teoria da organização.
Recaptulando: 
Teoria Clássica: Teve como objetivo a busca pela eficiência das organizações. Taylor
Teoria das Relações Humanas: Foi um movimento de reação e oposição a Teoria Clássica. Mayo, com a experiência de Hawthorne.


As origens da teoria da Burocracia:
Por volta de 1940 surgiu essa teoria na Administração em função dos seguintes aspectos
  • Fragilidade e parcialidade das Teorias Clássicas e das Relações Humanas, ambas contraditórias, porém não apresentavam uma conceito global e integrado dos problemas organizacionais.
  • Necessidade de um modelo racional de organização que fosse capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas.
  • O crescente tamanho e complexidade das empresas que exigiam modelos organizacionais mais bem-definidos.
  • O ressurgimento da Sociologia Burocrática que propôs um modelo de organização, não tardaram em tentar aplicá-lo na prática, proporcionando as bases da Teoria Burocrática. 
Origens da Burocracia: 
É uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, ou seja, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, para garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

Características da Burocracia segundo Weber:
Primeiro vemos que a burocracia é uma organização lenta e vagarosa na qual os documentos se multiplicam e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. O termo também é usado no sentido de o funcionário ser um tanto apegado aos regulamentos e rotinas que vem a causar ineficiência à organização. 
Caráter legal das normas e regulamentos;
Caráter formal das comunicações;
Caráter racional e divisões do trabalho;
Impessoalidade nas relações;
Hierarquia da autoridade;
Rotinas e procedimentos organizados;
Competência técnica e meritocracia;
Especialização da administração;
Profissionalização dos participantes;
Previsibilidade do comportamento.

Vantagens:
Racionalidade, precisão na definição do cargo, rapidez nas decisões, univocidade de interpretação, uniformidade de rotinas e procedimentos, continuidade da organização, redução do atrito entre as pessoas, constância, confiabilidade, benefícios para as pessoas.

Objetivo: Máxima eficiência da organização.


Aproveitem!!!
Fonte: Livro Chiavenato Introdução a Teoria Geral da Administração.
Edição compacta.


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