quarta-feira, 27 de abril de 2011

Composto de Marketing

Bem, hoje quero explicar de um modo simples o que é importante no composto de marketing - mix.


Em primeiro lugar o PRODUTO é o mais importante elemento do MIX de marketing. Este que pode ser oferecido a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo e satisfação de uma necessidade ou desejo.
A estratégia de produtos exige decisões coordenadas sobre o mix de produtos, linhas de produtos, marcas, embalagem e rotulagem.
O profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto. O benefício central é o benefício ou serviço fundamental que o cliente está realmente adquirindo ao comprar um produto. O produto básico é a versão básica do produto. O produto esperado é uma série de atributos e condições que os compradores normalmente esperam ao comprá-lo. O produto ampliado incorpora benefícios que visam distingui-lo  das ofertas dos concorrentes. O produto potencial é um conjunto de possíveis novas características e serviços que no futuro podem ser acrescentados a oferta.
Os produtos podem ser classificados  de acordo com sua durabilidade e tangibilidade (bens duráveis, bens não-duráveis e serviços).
Muitas empresas oferecem mais de um produto e, dessa maneira, o mix de produtos de uma empresa  possui uma certa ABRANGÊNCIA, EXTENÇÃO, PROFUNDIDADE E CONSISTÊNCIA. Essas quatro dimensões são as ferramentas que fazem com que a empresa desenvolva sua estratégia de produto. As várias linhas de produtos que compõe o mix de produtos têm de ser periodicamente avaliadas em termos de potencial de crescimento e lucratividade. As melhores linhas devem receber mais investimentos, as mais fracas devem ser reduzidas ou descontinuadas e as novas devem ser introduzidas para preencher as lacunas de lucros.
O gerente de linha de produtos deve estudar a contribuição que cada item da linha acrescenta às vendas e aos lucros e como cada um se posiciona em relação aos concorrentes. Essa análise ajudará nas decisões de linhas de produtos.
As empresas devem desenvolver políticas de marcas para os itens individuais de suas linhas de produtos. Elas devem decidir sobre os atributos do produto(qualidade, característica, design), se devem ter ou não marca, usar marca de fabricante ou de distribuidor, usar marcas individuais ou de famílias de produtos, estender a marca para novos produtos, criar multimarcas e adotar um reposicionamento de marcas.
Produtos físicos requerem decisões quanto a embalagem, para usufruir os benefícios de proteção, economia, conveniência e promoção. Os profissionais de marketing devem desenvolver o conceito de embalagem e testá-lo funcional e psicologicamente, para assegurar que ele atinja os objetivos desejados e esteja compatível com a política de relações públicas da empresa. Precisam também de rótulos para identificação e possível classificação, descrição e promoção do produto.
Um mix de produtos, o que é? É um conjunto de todos os produtos e itens que um vendedor coloca a venda.


Aproveitem.




Fonte: Apostila FLF Tecnologia em gestão de marketing, Fundamentos de marketing
Professor: Winesburg Farrel.

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