sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Líder e empreendedor

Hoje, vou citar umas características de pessoas que são Líderes e das empreendedoras... 
Provavelmente há uma diferença entre eles não acham?, então vamos dar um lida sobre isso hoje.


Líder: 

  • Oferece uma causa, não apenas tarefas

... cria um ambiente de motivação, ajuda as pessoas a identificarem com clareza o rumo que pretendem seguir, estimula as pessoas a sentirem que fazem parte de algo nobre, muito além da simples troca do trabalho por remuneração!

  • Forma outros líderes, não apenas seguidores

Seu papel não se resume a motivar seguidores. Investe no desenvolvimento dos futuros líderes. Educa seus filhos para exercerem liderança, não apenas para obedecer. Torna-se mentor dos outros no seu ciclo de amizades, no clube que frequenta, no projeto comunitário de que participa.

  •  Lidera nos 360 graus, não apenas 90 graus

Atua onde faz diferença, não fica confinado às "paredes" do seu território formal. Exerce a "Liderança 360 graus": fora, para cima, para os lados. Não influencia somente quem está do lado "de dentro" numa família, empresa, equipe. Exemplos: a filha líder influencia o pai; O jogador influencia o treinador da equipe; Constrói "pontes", em vez de "paredes".

  •  Surpreende pelos resultados,  faz mais do que o esperado

Consegue obter resultados incomuns de pessoas comuns. Surpreende, superando sempre o esperado. Em vez de simplesmente dar ordens e cobrar rendimento, incentiva cada um a fazer o seu melhor, porque dá o seu melhor. Não espera acontecer. Cria as oportunidades.
Estimula o senso de urgência, não deixa as coisas para amanhã.

  •  Inspira pelos valores, não apenas pelo carisma

Essa é a tarefa mais importante do Líder. Esta é a "cola" que une as outras quatro forças, a que dá sentido a tudo.
O Líder Integral cria clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo outro, transparência, aprendizado contínuo, humildade e uma série de outros fatores!


Empreendedores:
  • Aceitação do risco 
– o empreendedor aceita riscos, ainda que muitas vezes seja cauteloso e precavido contra o risco.
  • Ambição
– o empreendedor procura fazer sempre mais e melhor, nunca se contentando com o que já atingiu. Não tentar progredir significa estagnar e um empreendedor deve ter a ambição de chegar um pouco mais além do que da última vez.
  • Autoconfiança
 – o empreendedor tem autoconfiança, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria difícil tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar diferentes tarefas, enfim, torna-o mais empreendedor.
  • Automotivação e entusiasmo
 – pessoas empreendedoras são capazes de auto motivação relacionada com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessitam de prêmios externos, como compensação  financeira. A sua motivação permite entusiasmarem-se com suas ideias e projetos.
  • Capacidade de trabalho em equipe 
– o empreendedor cria equipe, delega, acredita nos outros e obtém resultados por meio de outros indivíduos.





OBS: Um líder deve fazer uma criação de um ambiente favorável a delegação de responsabilidades! 
Um empreendedor arisca suas qualidades, conhecimento em um ambiente novo e a ser construído, colocando tudo o que sabe para ser o melhor invento!

Diferença: líder é o outro; empreendedor usufrui de suas capacidades, para auto crescimento e que deve saber trabalhar com pessoas!

Isabelle Gadelha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário