quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Papo de aula!

Oiii, ontem minha primeira aula do semestre foi sobre o que seria a Pesquisa de Mercado, depois de toda a turma se conhecer e trocar expectativas sobre a disciplina o professor nos explicou algumas que vou comentar.
Primeiro a pesquisa é uma ferramenta de princípios no marketing, deve ser utilizada quando for percebido uma dúvida que precise de uma informação, para enfim ser tomada decisões de ações necessárias para desenvolver uma solução de eventuais problemas que surjam.
Esquema básico de como surge uma necessidade de pesquisa:

1º DÚVIDAS: são interrogações, riscos para a organização.
2º INFORMAÇÃO: Informação obtida que indica respostas para as dúvidas.
3º DECISÃO: vem a partir das informações que tornam as decisões mais seguras, informam com objetividade, precisão e atendendo às necessidades.

Toda pesquisa é iniciada a partir de DÚVIDAS... uma delas pode ser:
- Qual a participação de mercado da marca "X" na categoria de produto?
... Existem muitas outras, são séries de dúvidas que toda organização encontra.

Pesquisa de Maketing tratá-se de coleta, registro e análise sistemática de dados sobre problemas relacionadas ao marketing de bens e serviços.
É muito importante antes de tudo ser feito pesquisas, mas se não houver dúvidas, a pesquisa de nada valerá !!!

Ao decorrer do que eu aprender na faculdade irei colocando aqui para todos os apaixonados por assuntos de Marketing!

Isabelle Gadelha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário