segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O que é social learning ?

É uma colaboração, em um ambiente de trabalho quando há uma troca de conhecimento as pessoas se sentem mais estimuladas, pois recebem ajuda em algo que estas precisam aprender, conhecer, ter um aprofundamento. Gera um desempenho melhor dentro da empresa, porque cria um estimulo de aprendizagem em pares dentro do ambiente de trabalho. Isso é o chão do Social Learning: uma troca, colaboração.

George Siemens, autor da teoria do conectivismo, explica a importância do Social Learning no ambiente de trabalho:
"Há uma demanda crescente em relação à habilidade de se conectar com as pessoas. É junto com os outros que somos capazes de fazer sentido, e isso é social. Para poder funcionar, as organizações precisam estimular o Social Learning, as trocas sociais. A experiência social é adaptável por natureza, por isso Social Learning permite uma reação melhor da organização frente às mudanças do contexto atual".

Ferramentas para criar um Social Learning de colaboração:
-Microblogs: permitem que usuários enviem, recebam e respondam mensagens curtas e diretas de pessoas que seguem e são seguidas.
-Ferramentas de comunicação: Conectam as pessoas e estabelecem comunicação imediata e em tempo real
-Blogs: São sites de pessoas que escrevem para informar, dar opinião ou fazer comentários sobre seus temas de interesse
-Redes sociais: Possuem funcionalidade que permitem o registro do perfil dos usuários e a construção de relacionamento. É possível se comunicar, compartilhar ideias, viagens, projetos, formar grupos de discussões, etc.
-Bookmarking: Permite organizar conteúdos de pesquisa e assuntos de interesse
-Sites: Que permitem compartilhar arquivos, fotos e vídeos

As pessoas precisam disso para compartilhar, trocar ideias, isso dentro de um ambiente de trabalho é  proveitoso, mas é necessário saber usar, usar com propósitos de crescimento empresarial, e crescimento do conhecimento adquirido mutuamente. Quando há um entrosamento entre duas pessoas no ambiente de trabalho, onde elas expõem suas ideias e juntas procuram resolver algum problema, as ferramentas sociais estão aí para isso, eles podem buscar o saber de muitas pessoas que entendem de vários assuntos... e assim formular uma solução baseada nessas pesquisas.
No final de tudo, Social Learning é um importante meio de troca de informação, para estimular o aumento de conhecimento!

Fonte de pesquisa: Revista Gestão&Negócio
Postagem: Isabelle Gadelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário