George Siemens, autor da teoria do conectivismo, explica a importância do Social Learning no ambiente de trabalho:
"Há uma demanda crescente em relação à habilidade de se conectar com as pessoas. É junto com os outros que somos capazes de fazer sentido, e isso é social. Para poder funcionar, as organizações precisam estimular o Social Learning, as trocas sociais. A experiência social é adaptável por natureza, por isso Social Learning permite uma reação melhor da organização frente às mudanças do contexto atual".
-Microblogs: permitem que usuários enviem, recebam e respondam mensagens curtas e diretas de pessoas que seguem e são seguidas.
-Ferramentas de comunicação: Conectam as pessoas e estabelecem comunicação imediata e em tempo real
-Blogs: São sites de pessoas que escrevem para informar, dar opinião ou fazer comentários sobre seus temas de interesse
-Redes sociais: Possuem funcionalidade que permitem o registro do perfil dos usuários e a construção de relacionamento. É possível se comunicar, compartilhar ideias, viagens, projetos, formar grupos de discussões, etc.
-Bookmarking: Permite organizar conteúdos de pesquisa e assuntos de interesse
-Sites: Que permitem compartilhar arquivos, fotos e vídeos
As pessoas precisam disso para compartilhar, trocar ideias, isso dentro de um ambiente de trabalho é proveitoso, mas é necessário saber usar, usar com propósitos de crescimento empresarial, e crescimento do conhecimento adquirido mutuamente. Quando há um entrosamento entre duas pessoas no ambiente de trabalho, onde elas expõem suas ideias e juntas procuram resolver algum problema, as ferramentas sociais estão aí para isso, eles podem buscar o saber de muitas pessoas que entendem de vários assuntos... e assim formular uma solução baseada nessas pesquisas.
No final de tudo, Social Learning é um importante meio de troca de informação, para estimular o aumento de conhecimento!
Fonte de pesquisa: Revista Gestão&Negócio
Postagem: Isabelle Gadelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário