sábado, 18 de fevereiro de 2012

Comportamento do consumidor

Olá, o tema de hoje é sobre o comportamento do consumidor, é um assunto muito interessante, pois é preciso saber quais são esses comportamentos para então ter uma estratégia de venda! Há muito o que ser falado sobre, porém serei breve, postarei um resumo de uma fração desse tema que tive a oportunidade de ler.

O comportamento do consumidor é estudado pela maneira como as pessoas, ou grupos fazem as compras, escolhem seus produtos e os serviços que desejam ou necessitam. Mas de que modo eles escolhem? Do modo que possa satisfazer as necessidades ou desejos existentes de cada pessoa... o que precisam por estar faltando ou o que desejam pra obter status. E antigamente como esses comportamentos eram entendidos pelos profissionais de marketing? Eram compreendidos por meio da experiência diária e do contato direto da venda. Mas essas percepções mudaram, pois as empresas e os mercados cresceram e os administradores de marketing se afastaram e perderam o contato com seus consumidores. Necessitando elaborar as pesquisas de mercado. É preciso que se estude os desejos, preferências de seus consumidores-alvos.
Os consumidores são distintos, eles têm idades, renda, gostos, vontades que variam de um para o outro. É isso que tem feito os pesquisadores de marketing compreender o comportamento de tal classe consumista.
Existem quatro fatores que são incluídos nas características dos consumidores. São eles os culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Cada fator age sobre a pessoa, influi sobre ela de jeitos diferentes, por exemplo o fator cultural que inclui valores básicos, percepções, preferências que elas aprendem da família e de instituições importantes. As nossas famílias e escolas, faculdades, não são iguais as outras, se as pessoas são diferentes o que faz delas iguais ?? Tudo é diferente!
Por esses motivos é importante o profissional conhecer seus clientes consumidores, pois é sabendo disso que é possível fazer estratégias que satisfaçam eles nesse vasto mercado. Um exemplo são: Jovens têm vontades e necessidades das quais idosos não têm. Uns querem coisas de última geração, já a outra classe prefere coisas que os tragam lembranças ou que facilite sua vida e não complique,respectivamente, mas é sabido que ninguém é igual ao outro, portanto existem pessoas da terceira idade que gostam de conhecer novidades e querem descobrir como é esse mundo da tecnologia e compram pra se sentirem no tempo real e realizados. Pesquisem, entendam e vendam ...!


By: Isabelle Gadelha.

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